Páginas

Causas do aumento do baço



O aumento do baço pode ser referente a uma grande quantidade de causas, sendo que umas podem ser mais freqüentes do que as outras. Sendo um órgão sólido do corpo humano, o baço tem uma coloração meio que arroxeada, e uma consistência mole e elástica. Ele tem diversas funções em nosso corpo, e quando afetado por algum tipo de doença ele pode aumentar de tamanho, assim trazendo dor e incomodo para a pessoa.

O aumento do baço também é conhecido pelo nome de esplenomegalia. É um órgão que faz parte do nosso sistema linfático, onde entre as suas funções ele filtra o sangue e mantém os glóbulos vermelhos, brando e plaquetas sempre em um perfeito estado e ajuda a manter a sua saúde. Pela grande diversidade de funções o baço pode sofre com muitas doenças que envolvem o sangue ou o sistema linfático.

Infecções e tumores podem ser bem comuns para o mesmo. Então o mais indicado é que sempre tenha muito cuidado com este órgão que é tão vital para a nossa saúde.  quando o baço incha alguns sintomas são bem comuns de serem vistos, como:

- Soluços;
- Dores no lado superior esquerdo do abdômen;
- Dificuldade para ingerir grande quantidade de alimentos.

Já as causas da esplenomegalia como já  dito é bem variadas, tendo entre elas:
- Infecções por bactérias;
- Infecções virais;
- Doença de arranhadura do gato;
- Infecções parasitárias;
- Mononucleose infecciosa;
- Fibrose cística;
- Cirrose;
- Doenças no fígado;
- Hipertensão porta hepática;
- Obstrução portal;
- Anemias hemolíticas;
- Câncer;
- Doenças do sangue;
- Leucemia;
- Linfoma;
- Síndrome de Felty;
- Lúpus.

O tratamento se inicia na descoberta da causa do inchaço. A retirada cirúrgica pode também ser um tratamento, porem outros problemas como infecções pode aparecer. O mais indicado é que você procure um medico para que seja feito o tratamento correto para que possa retardar o seu quadro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...