Páginas

Mitos e verdades sobre a anemia



Mesmo sendo um problema muito freqüente a anemia ainda é uma patologia que tem muitos mitos circundando. O tipo mais comum de anemia que a gente pode encontrar é o que tem a carência de ferro no organismo, que é chamada de ferropriva, onde segundo dados do Ministério da Saúde esse tipo de anemia afeta quase a metade das crianças. Mesmo com uma ocorrência bem freqüente os mitos sobre essa doença é muito grande, por conta de que, sempre temos os cuidados caseiros que as pessoas resolver ter para com os doentes.


Muita gente diz que a anemia não tratada pode virar leucemia, porem isso não passa de uma mito, onde mesmo as duas sendo doenças hematológicas, onde a anemia é uma doença de deficiência de proteína que faz o transporte de gases no sangue, já a leucemia atinge diretamente a medula, que é a responsável pela produção de células sanguínea. Então as duas doenças podem acabar cruzando uma com a outra, mas apenas se as células de sangue deixarem de ser produzidas normalmente.
Dores nas pernas, que muita gente diz que pode ser um sintoma de anemia, é um outro mito, por conta de que os sintomas podem ser cansaço, indisposição e também a diminuição do raciocínio, porem, não causa nem um tipo de dor muscular ou algo do tipo. A vontade de comer terra é algo que é verdade, que é conhecido como geofagia, sendo muito comum da anemia ferropriva, onde o organismo sente uma grande vontade de melhorar a sua nutrição que esta deficiente em minerais.


A anemia não é um sinal de má alimentação como todo mundo fala, sendo que isso pode estar na maioria dos casos, mas jamais pode ser dado como regra para todos os casos. Uma doença muito comum de ser gerada por alguma outra doença parasitarias, sendo mais comum em crianças, e também as perdas sanguíneas em adultos, como o próprio distúrbio menstrual das mulheres.
E para terminar o mito de que pessoas que estão com anemia não podem praticar esportes ou qualquer outro tipo de atividade física, onde não possui nem um tipo de contra-indicação para as pessoas anêmicas. Sendo que o único problema é que as pessoas cansam com uma maior facilidade e que geralmente estão menos disposto para se exercitar.

Como evitar o bullyings

Mesmo sendo muito comentado nos ultimos tempos, o termo bullying ainda não é conhecido por todas as pessoas, onde ele se trata de ocasiões onde ocorre uma situação de assedio físico ou moral intencional, onde pode ser praticado por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas a um único individuo de ambos os sexos. Um dos locais mais comuns de se encontrar o bullying é nas escolas onde os alunos passam por muitas situações que fogem dos olhares dos adultos, onde por medo ou até mesmo por conta de ameaças os atingidos não se defendem ou até mesmo não contam para outras pessoas.

Geralmente as pessoas que praticam o bullying tem uma personalidade autoritária, forte e que por algum motivo tem uma grande necessidade pessoal de dominar e controlar a situação de um modo geral, e a faixa etária pode ser bem variada indo desde crianças até mesmo adultos. Já os locais onde encontramos o bullying vai variar, sendo que até mesmo no local de trabalho isso por acontecer com pessoas mais vulneráveis.

Sempre quem esta sofrendo o bullying sendo tanto estudantes como trabalhadores apresentam alguns sintomas, sendo que sempre a principal é tentar esconder o que acontece, isso devido as ameaças recebidas constantemente. Desta forma eles possuem um comportamento oprimido e por conseqüência optam por sofre calado e não contando do problema para ninguém. Se você vem desconfiando que seu filho ou amigo esta passando por isso, fique de olho em alguns sinais que podem aparecer como:

- Isolamento social;
- Sensação de medo;
- Mau rendimento escolar ou no trabalho;
- Transtornos alimentares;
- Estado de depressão;
- Demonstração de tristeza;
- Irritabilidade constante.

Assim ao descobrir algo do tipo o mais indicado é que você tente ver quem está praticando o ato, em caso de escolas palestras de conscientização devem ser colocadas para os alunos, mostrando os danos que as pessoas que sofrem e passam por isso podem ter analisando à longo prazo. Já no ambiente de trabalho o rendimento do funcionário que recebe bullying cai de uma forma muito grande, fazendo com que os gerentes possam notar algo de estranho, assim tentando procurar a melhor alternativa que ele possuem para resolver o problema.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...